ÁREA DO CLIENTE
Cadastre-se

Notícias Maquinário de gráfica não tem isenção tributária

Maquinário de gráfica não tem isenção tributária

A imunidade tributária prevista na Constituição Federal para livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão não alcança as máquinas e aparelhos usados em seu processo produtivo. Esse foi o entendimento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A corte deu provimento à apelação da Fazenda Nacional contra sentença a favor de um jornal de Belo Horizonte. Na primeira instância, o entendimento foi de que o maquinário importado pela impetrante estava abrigado pela imunidade constitucional.

O argumento da Fazenda Nacional no recurso era de que o maquinário destinado à impressão de periódicos não é abrangido pelo artigo 150, da Constituição. “A despeito de ainda não restar pacificada, no momento é dominante o entendimento de que a imunidade prevista no artigo 150, VI, da Constituição Federal, não se estende aos maquinários importados, destinados à impressão de jornal”, disse o juiz federal convocado Wilson Alves de Souza, que relatou o caso.

Nesse sentido, afirmou o magistrado, “tem-se que em se tratando de benefício fiscal, a imunidade também deve ser interpretada restritivamente aos livros, periódicos, jornais e papéis utilizados na sua impressão”. A decisão da 5ª Turma Suplementar do TRF sobre o processo, que tramitava desde 1998, foi unânime. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF–1.


Autor:

Fonte:

Matéria Original:

Voltar - Ir para Página Inicial
ADAMANTINA - SP
Rua Osvaldo Cruz, 35
Centro - CEP 17800-000

Fone (18) 3521-2387
BRASÍLIA - DF
SCLN 103 - Bloco "B" - Sala 04
CEP 70.732-520 - ASA NORTE